Educação Literária: "Poemas da Mentira e da Verdade"

Na obra "Poemas da Mentira e da Verdade" de Luísa Ducla Soares, ilustrada por Ana Cristina Inácio, trabalhamos os poemas "Tudo ao contrário" e "O que uma criança sofre", presentes no manual de Português.
 
 

Pequena biografia de Luísa Ducla Soares

  • Uma biografia é um tipo de texto em que o autor narra a vida de alguém, dando informações como nascimento, morte e acontecimentos importantes na vida dessa pessoa.

 

Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa a 20 de julho de 1939. Foi tradutora, jornalistas, entre outras coisas, além de escritora. As suas obras literárias são essencialmente destinadas a crianças e jovens, tendo publicado já mais de 80 obras.

 

Poemas

O poema "Tudo ao contrário" fala-nos de um menino que fazia e queria fazer tudo ao contrário por isso era considerado o menino do contra. Ao longo do poema são referidas várias situações em que o menino procedia de forma oposta ao que seria normal, desde guardar os fatos na cama e dormir no armário, molhar-se ao sol e secar-se na chuva, usar as luvas nos pés, entre outros.

 

O poema "O que uma criança sofre" fala-nos de uma criança que praticava muitas asneiras e que depois o pai a colocava sempre de castigo. Ao longo do poema, todas as asneiras referidas têm uma boa intenção no final, tal como colocar o peixe no ninho para descansar, dar um pontapé ao bebé para ele voar, remetendo-nos para uma certa inocência da criança a realizar estas ações. No entato,devemos pensar que uma criança que faz tantas asneiras, mesmo com boa intenção, não é totalmente inocente ao realizar essas ações devendo ser castigada, por isso o pai tem uma boa atitude quando no poema é referido que em vez de ficar contente com a criança, põe-na de castigo.

 
 
Atividades
 
Para trabalhar estes poemas fizemos algumas atividades com o professor estagiário:
 
  • Ouvimos o professor estagiário ler os dois poemas;
  • Em conjunto, discutimos o que poderiam querer dizer os poemas;

  • Todos lemos os poemas, um aluno de cada vez;
  • Transcrevemos o poema "Tudo ao contrário" colocando "tudo direito";

Exemplo

  • Realizamos a ficha n°9 do livro de fichas de Português, relacionando os dois poemas;
 
 
 
 
 
 

Tópico: Educação Literária: Poemas da Mentira e da Verdade

Data: 21-01-2022

De: gabriel

Assunto: ocompotador não liga

preciso de arajar não tenho carro e não tenho dinheiro

Novo comentário