O comércio

 

O comércio é uma atividade que consiste na compra e venda de produtos. As pessoas podem comprar aquilo que precisam em diversos locais de comércio. Existem dois tipos de comércio, o comércio tradicional e o grande comércio. 

O comércio tradicional é constituído por lojas de pequena dimensão e situa-se em ruas, praças e junto às habitações das pessoas. Essas lojas podem ser: 

  • o talho,
  • a mercearia,
  • a peixaria,
  • a drogaria,
  • o talho;
  • entre outras.

Este tipo de comércio é muito importante para o desenvolvimento de uma localidade pois oferece emprego a muitas pessoas, as pessoas podem viver perto dos seus locais de trabalho e também valoriza os produtos locais.

 

O grande comércio engloba lojas de grande dimensão onde encontramos todo o tipo de produtos no mesmo local. Os hipermercados e centros comerciais são os mais conhecidos.
Este tem uma enorme importância para o desenvolvimento de uma localidade pois podemos encontrar todo o tipo de produtos sem nos deslocarmos a vários locais, o acesso é facilitado e também tem preços mais competitivos, ou seja, mais baratos.
 
 
 

Para que o comércio seja possível, é necessária a existência de vários intervenientes, que são os seguintes:

- Os produtores que são aqueles que produzem ou fabricam os produtos;

- Os transportadores que são as pessoas ou empresas que fornecem vários meios de transporte, que levam os produtos dos locais onde são produzidos para os locais onde vão ser vendidos ou fabricados;

- Os comerciantes que são aqueles que compram os produtos aos produtores para poderem vender aos consumidores.

- Os consumidores que somos todos nós, pois todos precisamos de comprar produtos, para nos alimentarmos, para nos vestirmos, etc.

 

Os consumidores têm direitos e deveres que devem ser respeitados quando compram um produto ou quando utilizam um produto.

Alguns dos seus direitos são os seguintes:

- Direito à qualidade de bens e produtos, isto é, quando compramos um produto, devemos sempre pedir o recibo pois é a prova que fizemos o pagamento. Hoje em dia, o consumidor tem direito a dois anos de garantia na compra de bens móveis (telemóveis, computadores, tabletes e outros).

- Direito à proteção da saúde e à segurança física, ou seja, antes de comprarmos um produto, devemos ler a sua composição, o seu modo de conserva e o seu prazo de validade.

- Direito à informação, pois o vendedor deve-nos informar do preço do produto, a garantia e a assistência pós-venda.

 

O consumidor tem também vários deveres:

- Dever da preocupação ambiental, isto é, devemos ter consciência do impacto que o consumo excessivo de um produto pode provocar sobre os outros cidadãos. Os produtos, podem tornar-se escassos e, por isso, aumentar o seu valor, ficando inacessível, principalmente para as classes mais desfavorecidas.

- Dever de consciência ambiental, ou seja, devemos ter consciência que o consumo excessivo de um produto pode ter consequências negativas para o ambiente, como por exemplo a desflorestação. Podemos contribuir para a preservação do ambiente, reduzindo, por exemplo, o uso de sacos plásticos e reutilizando os que trazemos do supermercado.

 
 
Atividades
 

 

Tópico: O comércio

Data: 07-09-2022

De: Hcfhg

Assunto: Hvgjb

Ygg

Data: 17-12-2017

De:

Assunto: O comercio

O comercio é esatatamente o que diz em cima. Eu ia espelicar mas estou a ver que já fizeram isso por mim,por isso vou acabar a mensagem.

Adeus meninos

Data: 12-08-2021

De: Sofia

Assunto: Re:O comercio

Adeus

Novo comentário